automata ♥

encantada pelo autômato que aparece no filme “A invenção de Hugo Cabret”, fui atrás da possível existência de máquinas de tal tipo. e não é que existiram mesmo? não só existiram, como ainda desenham, escrevem e tocam música. aqui estão alguns de autoria de Jaquet-Droz.

Aqui estão três bonecos autômatos construídos entre 1768 e 1774 por Pierre Jaquet-Droz: a musicista, o desenhista e o escritor. Os bonecos ainda funcionam e podem ser vistos no Musée d’Art et d’Histoire em Neuchatel, Suíça.

a musicista: além de tocar o pequeno órgão – feito sob medida para o boneco -, ela respira, segue os dedos das mãos com a cabeça e os olhos e ainda move o torso para frente e para trás.

o desenhista: ele pode fazer quatro desenhos diferentes – um retrato de Luís XV, um casal real (acredita-se que seja Maria Antonieta e Luís XVI), um cachorro com a legenda “Mon toutou” (“meu cãozinho”) e uma cena de um cupido em uma carruagem movida por uma borboleta.

o escritor: é o mais complexos dos autômatos; com um sistema parecido ao do desenhista, ele pode escrever qualquer texto personalizado no máximo de 40 palavras. o texto é codificado em sua engrenagem de forma que cada letra é selecionada separadamente. ele usa uma pena de ganso para escrever, a qual entinta e sacode levemente para evitar que a tinta respingue pelo papel. seus olhos seguem o texto sendo escrito.

fascinante ♥.

Anúncios

2 Comentários to “automata ♥”

  1. Ah! eu adoro eles também! * 0 * ♥
    Comecei a descobrir sobre eles a um tempo atrás quando fui pesquisar robótica. Sou apaixonada pelos Karakuri também X3
    Muito interessantes essas fotos e informações!

  2. Eu nem sabia que existia, nenhum, esses do francês são muito parecidos com os do filme da Invenção de Hugo Cabret, porque eles desenham ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: